TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

domingo, 15 de maio de 2011

Conhecendo os chacras - Estudo Completo - Parte I



O QUE SÃO CHAKRAS (VÓRTICES)?

Sinonímia: Chacras, Vórtices, Centros Vitais, Centros Energéticos, Canais energéticos, Centros de força, Discos energéticos, Cones energéticos, padmas, transdutores de energias, etc.

Origem: A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

São centros energéticos existente no corpo etérico de um ser vivo; esses centros transportam e manipulam correntes eletromagnéticas ou etéricas (energia vital – Prana) que se manifestam por esse meio no plano etérico. Segundo a filosofia yoga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

Natureza: Os chakras são de natureza etérica, mas existem os chakras astrais e os chakras do corpo Mental.


A natureza ambiental no qual os chakras se manifestam deve ser plenamente entendida; é preciso entender que o homem é um complexo de processos indispensáveis que atuam um sobre o outro. Nenhuma experiência física deixa de ser acompanhada por uma reação emocional, por uma interpretação mental.

Etérico: Cada partícula física possui em contrapartida uma partícula etérica, daí a expressão "duplo etérico", que possui 4 camadas, desde a mais densa interpenetrada no corpo físico até 1 cm aproximadamente, até a mais afastada de natureza mais sutil próxima a astral.

O etérico é de natureza material, e está mais próximo a matéria física. Por isso, com treino, pode ser percebido pela visão física.

O homem se expressa na vida física através de um tríplice mecanismo: O etérico (vital), o astral (emocional) e o Mental. A função mais importante do corpo etérico é a transferência de energia vital ou de vitalidade do campo universal para o campo individual (macro para o micro). O etérico também atua como um elo de ligação entre o plano físico com o plano astral e o plano mental.

Utilidade dos Chakras:

Os chakras são centros, órgão suprafísicos, através dos quais as energias dos diferentes campos são sincronizadas e distribuídas ao corpo físico.

Os Chacrassão vórtices como se fossem um redemoinho, um ciclone em miniatura, que faz circular as energias numa determinada vibração. Temos no corpo humano mais de 88.000 chakras, porém temos uma ordem em importância, tais como as Metrópoles, cidades grandes, cidades pequenas e vilas.

Nesta ordem temos 7 chakras Magnos, 21 chakras grandes e demais se dividem em médios e pequenos. Os chakras magnos estão situados nos plexos (rede ou interconexão de nervos, vasos sanguíneos ou vasos linfáticos).

Cada um dos veículos (corpo etérico, corpo astral e corpo mental)  possui chakras. Na literatura indiana os chakras também são chamados de Lótus, pela sua forma que lembra uma flor com pétalas.

CORES IRRADIADAS PELOS VÓRTICES:

Todos os vórtices irradiam basicamente três cores, que são energias eletromagnéticas de distinta frequência ou longitude de onda. Estas 3 cores básicas: Vermelho, Azul e Amarelo. A sua combinação ou fusão determina uma grande quantidade de tons e matizes, tanto secundários quanto terciários.


CARACTERÍSTICAS DOS 7 CHAKRAS MAGNOS:


ChakrasLocalização
Cor
Básica
Nota MusicalOndas (Hertz)
CoronárioCabeçaVioleta0,40 Micra
FrontalFronteAzul índigo0,44 Micra
LaríngeoGargantaAzul ClaroSol0,47 Micra
CardíacoCoraçãoVerde0,52 Micra
UmbilicalPlexo SolarAmareloMi0,58 Micra
EsplênicoBaixo VentreLaranja0,66 Micra
RadicoBase ColunaVermelho0,08 Micra


Clique no Mantra para ouvir o som:

Nome dos ChakrasSânscritoRelaçãoMantraPlexo
CoronárioSahasraraEpífeseShamCoronário
FrontalAjnaHipófiseOMFrontal
LaríngeoVishuddhaTireóideHAMLaríngeo
CardíacoAnâhataCoraçãoPAM / YAMCardíaco
UmbilicalManipuraPlexo SolarRAMsolar Interno
EsplênicoSwadhishtânaBaixo VentreVAMMesentérico
RadicoMuladharaBase ColunaLAMSagrado




ChakrasGlândulasPedra correspondente
CoronárioPineal - EpífeseMagenta, Quartzo Branco, pirita
FrontalPituitária - HipófiseCristais Brancos, ametista, Lazuli
LaríngeoTireoide e ParatireoideSafira Azul, Ágata Marinha
CardíacoCoração e TimoEsmeralda, Quartzo Rosa
UmbilicalPâncreasTopázio
Esplênico - SacroBaço - SacroQuartzo Laranja, Calcita
RadicoSupra Renais - CoccixRubi Vermelho, ágata Vermelha, Granada vermelha

Figuras dos Chakras

No corte Lateral vemos 4 camadas do Etérico (sendo a 1° Intrassomática)





Fontes:

Biopsicoenergética - Livio Vinardi
A Yoga – Terra Michael
Os chakras e os Campos de Energia Humanos - Shafica Karangulla,  M.D. Dora Van Kunz
Os Chakras – C.W. Leadbeather (Imagens)
e

2 comentários:

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...