domingo, 11 de janeiro de 2015

Ansiedade I



1- POR QUE MUITOS DE NÓS VIVEMOS SOB O DOMÍNIO DA ANSIEDADE?

É FREQUENTE IDEALIZARMOS ANSIOSAMENTE O NOSSO FUTURO. ATRIBUÍMOS MOMENTOS FELIZES E EXPECTATIVAS IRREAIS À NOSSA VIDA, ENCAIXANDO-OS EM OCASIÕES ESPECIAIS COMO A FORMATURA, O CASAMENTO, OS FILHOS, UM BOM EMPREGO. QUASE SEMPRE, QUANDO O FATO SE CONCRETIZA, FICAMOS POR DEMAIS FRUSTRADOS, POIS A REALIDADE NUNCA CORRESPONDE EXATAMENTE À NOSSA IDEALIZAÇÃO PRECIPITADA. HÁ, TAMBÉM, A PREOCUPAÇÃO, QUE PODE PRODUZIR ANSIEDADE, LEVANDO-NOS, A PARTIR DE ENTÃO, A IMAGINAR FATOS CATASTRÓFICOS.

2- QUAL A ORIGEM DESSE COMPORTAMENTO ANSIOSO?

O COMPORTAMENTO É UM CONJUNTO DE REAÇÕES E CONDUTAS DE UM INDIVÍDUO EM RESPOSTA A UM ESTÍMULO. EM OUTRAS PALAVRAS, É A FORMA DE SER, AGIR E REAGIR EXCLUSIVA DE CADA UM. O PODER DAS CRENÇAS E DOS PENSAMENTOS É FATOR IMPRESSIONANTE NAS OCORRÊNCIAS DE NOSSO COTIDIANO.

NOSSAS CONVICÇÕES ÍNTIMAS É QUE DETERMINAM NOSSOS COMPORTAMENTOS EXTERIORES; PORTANTO, RESIDE EM NÓS MESMOS A INFLUÊNCIA QUE EXERCEMOS SOBRE AS SITUAÇÕES IMEDIATAS OU SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS FUTURAS DE NOSSA VIDA. NENHUMA DE NOSSAS CONDUTAS OU ATITUDES MANIFESTADAS É LIVRE DE EFEITOS. EMBORA NÃO POSSA SER NOTADA NO MOMENTO, FUTURAMENTE SERÁ PERCEBIDA E INFLUENCIARÁ OUTROS EVENTOS EM OUTRAS OCASIÕES.

3- PODES FALAR-NOS UM POUCO MAIS SOBRE A ANSIEDADE LIGADA À PREOCUPAÇÃO?

QUANDO NOS PREOCUPAMOS COM O FUTURO, NÃO VIVEMOS O AGORA E SOFREMOS IMENSA IMOBILIZAÇÃO, QUE TOMA CONTA DE NOSSO PRESENTE, ADVINDA DE COISAS QUE IRÃO OU NÃO ACONTECER NO AMANHÃ. A REUNIÃO DE TODAS AS NOSSAS ANSIEDADES NÃO PODERÁ ALTERAR NOSSO DESTINO; SOMENTE NOSSO DESEMPENHO, DETERMINAÇÃO E VONTADE NO MOMENTO PRESENTE É QUE PODERÁ TRANSFORMÁ-LO PARA MELHOR.

(Estudo Sistematizado do Livro “As Dores da Alma” - Francisco do Espírito Santo Neto - pelo Espírito Hammed, baseado em estudos de “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec)

Fonte:
http://www.espiritbook.com.br/








LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...