TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como começar o dia


Ao Despertar Pela Manhã, os Primeiros
Pensamentos Reorganizam e Ativam a Aura Pessoal
- Carlos Cardoso Aveline -
“Não ajas como se tivesses
dez mil anos para desperdiçar.”

Helena P. Blavatsky,
em “Preceitos e Axiomas do Oriente - 5”,
um artigo disponível em www.FilosofiaEsoterica.com

O modo como se inaugura cada dia é importante, porque o início de todas as coisas influencia decisivamente o que vem depois. O primeiro passo contém a caminhada inteira, pois define o padrão vibratório que será seguido.

Cada dia é uma miniatura da nossa encarnação atual. Vinte e quatro horas contêm um universo, e o infinito está presente nelas.

Ao despertar, a mente não pode ser deixada à deriva como se fosse uma biruta de aeroporto oscilando livremente conforme o vento inconstante das novidades.

A consciência pensamental deve ser colocada em ação como um instrumento prático que está ao nosso dispor e que pode ser usado corretamente.

A mente não é nossa mestra, mas nossa ferramenta. Ela deve ser mais forte que os ventos emocionais ou as marés do mundo físico. E é logo de manhã que isso deve ficar claro: acordar cedo é preferível. À noite, devem ser feitas tarefas leves. É correto seguir os ritmos da Natureza. O magnetismo do nascer do Sol é pleno de vitalidade e altamente favorável.

O estudante de filosofia esotérica pode abrir o dia colocando a mente, as emoções e o sistema corporal em alinhamento com o que há de mais elevado em sua vida.

Cinco a quinze minutos de ginástica moderada [1], feita ao mesmo tempo em que se concentra o pensamento em metas elevadas, são geralmente suficientes para provocar o alinhamento interno.

Ao despertar, as primeiras palavras em nossa mente podem ser um voto definido e consciente de que neste dia agiremos de maneira correta, com metas e métodos nobres, sem perda de tempo, com equilíbrio e de modo vitorioso.

Cada indivíduo deve adaptar livremente estas ideias conforme seu temperamento, suas necessidades evolutivas, e de acordo com o momento que está vivendo. O decisivo é alinhar a mente com um ideal elevado. Deste modo se ativa e fortalece antahkarana, a ponte entre alma mortal e alma imortal.

Em um artigo anônimo da revista “The Theosophical Movement”, publicado em 2007, encontramos esta passagem:

“Somos aconselhados a começar cada dia pensando em Grandes Seres e nas virtudes que eles personificaram. Eles são chamados de ‘Pratah Smaraniya’, ou ‘aqueles que devem ser lembrados a cada manhã’. Podemos pensar em Buddha, Jesus, Krishna, nos Mahatmas, em Sábios e Visionários; e podemos acrescentar a esta lista os nomes de grandes teosofistas como H. P. Blavatsky e W. Q. Judge. Embora façamos contato quase todos os dias com o verdadeiro ser e com as mentes deles através dos ensinamentos que deixaram, o ato de refletir sobre sua vida e seu trabalho nos inspira e nos estimula a seguir adiante, tornando mais vivas certas virtudes como paciência, perseverança, capacidade de perdoar, devoção uni-direcionada, compaixão (....).” [2]

Quando acordamos tendo a imagem de algum sonho, cabe localizar o resultado, a lição, e o “insight” daquele sonhar. É perda de tempo demorar-se nos detalhes ou em interpretações sofisticadas.

Podemos recuperar mais pedaços de sonhos se ficarmos imóveis ao acordar. Feito isso, devem ser vigorosamente impressos em nossa mente os pensamentos norteadores de um dia útil, produtivo e elevado.

As ideias positivas registradas no cérebro e no sistema físico-emocional formarão a nossa aura do dia que está começando.

Acordar é re-ocupar o nosso corpo físico depois de estar ausente dele durante várias horas. Nossa aura pessoal é reorganizada e colocada em funcionamento a partir da energia dos primeiros gestos, pensamentos, sentimentos e intenções. Criamos, assim, uma atmosfera especial que funcionará durante todo ciclo de 24 horas e influenciará, inclusive, a qualidade do sono ao final da jornada.

NOTAS:

[1] Uma ginástica abdominal moderada tem efeitos diretos sobre o sistema emocional, abrindo caminho para a serenidade. Erguer durante um minuto a cabeça e os ombros, estando deitado de bruços, desperta paz e autoconfiança. Este exercício pode ser feito duas ou até três vezes, durante um minuto cada, e sem forçar. Ficar com o corpo físico absolutamente imóvel cerca de um minuto liberta de automatismos e fortalece a vontade. Estes exercícios físicos devem estar acompanhados do nítido plantio dos pensamentos norteadores do dia que começa.

[2] Linhas iniciais do artigo “W.Q.J. - Greatest of the Exiles”, publicado na revista “The Theosophical Movement”, Mumbai, Índia, Março de 2007, p. 163. Trecho citado em “O Teosofista", edição de Janeiro 2008.

Fonte:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...