TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

quarta-feira, 18 de julho de 2012

10 passos para ser otimista




Siga os conselhos de uma especialista em Psicologia Positiva

É possível «aprender» a ser otimista? A resposta é: claro que sim! Se até hoje só tem conseguido ver o lado negativo de tudo o que lhe acontece na vida, a psicóloga e fundadora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira, ensina-o a ver o copo «meio cheio» em vez de «meio vazio».

Siga este plano prático de 10 passos e torne-se mais otimista. Mas, antes de continuar a ler, lembre-se que a chave do otimismo está, acima de tudo, dentro de si.

1. Decida-se e comprometa-se

O primeiro passo é decidir, conscientemente, que quer ser mais otimista. Não basta pensar nisso de vez em quando. Assuma o «compromisso» na sua agenda, diário, ou blogue:
 «A partir de hoje...»

2. Seja firme na mudança

Não é fácil mudar de um dia para o outro. Normalmente acomodamo-nos a velhos hábitos que, embora possam ser prejudiciais, já nos acompanham desde sempre, pelo que é necessária persistência para substituí-los por novas atitudes mais positivas. Escreva o que quer mudar em concreto e não vacile.

3. Pense positivo

Substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos é a regra essencial. Pense: «Eu vou conseguir», «Não há-de ser grave», «Vai correr tudo bem». Diz a especialista que «ao mudarmos a qualidade dos nossos pensamentos, conseguiremos mudar a qualidade das nossas vidas».

4. Valorize o lado bom

Há sempre um lado positivo em tudo o que lhe acontece e é nessa perspetiva que deve enfrentar os seus problemas.

«Ao mudar o foco da sua atenção para o lado positivo de cada situação, estará a desenvolver uma visão mais positiva da vida, o que contribuirá para gerar em si um maior bem-estar, aumentando a sua auto-confiança, e a sua determinação para avançar rumo aos objetivos.»

5. Entusiasme-se

A linguagem veicula sentimentos, e a verbalização dos aspectos negativos só os torna mais fortes. Não se queixe do frio, do trânsito, do stress. Não há qualquer utilidade nisso e só a fará sentir-se pior. Em vez disso, pense em formas de contornar o problema e sorria.

6. Rodeie-se de boas pessoas

Construa e mantenha relações pessoais gratificantes e dotadas de boa-disposição com pessoas que tenham uma atitude optimista. Se não têm, ajude-as a mudar. A especialista considera que «estas relações são fundamentais, principalmente nos momentos mais difíceis».

Mantenha uma comunicação positiva – use uma linguagem alegre e entusiástica, incentive e valorize os outros mas seja também a sua própria fonte de motivação», recomenda a especialista.

7. Mexa-se

Diz a especialista que «fazer exercício físico contribui para melhorar o seu estado de ânimo e a sua energia, favorecendo o seu bem-estar geral». Por isso não se acanhe: caminhe, salte, corra, dance... Acima de tudo, divirta-se!

8. Você é quem manda

Você é o autor do seu próprio “filme” e não uma mero espectador. Defina metas e lute por alcançá-las. «Foque-se no que quer ter, em vez de se queixar do que não tem. Ao definirmos objetivos que nos entusiasmam, sentimo-nos mais confiantes e desencadeamos ações que nos levam a alcançá-los.»

9. Faça rir os outros

Desenvolva o seu sentido de humor e não tenha receio de dar uma boa gargalhada. Aprenda, também, a rir das coisas menos boas. «Sorria mais, ria mais, brinque mais e verá como se sentirá melhor consigo e com os outros.»

10. Seja solidário

Participe em ações de solidariedade ou de apoio voluntário a algum grupo ou população mais necessitada. «Ao contribuir para a felicidade dos outros estará a contribuir para a sua própria felicidade.». Ajude.

Texto: Ana Catarina Alberto com Maria do Carmo Oliveira (psicóloga, especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo)

fonte:
http://www.portalhoje.com/

Música:
Arthur's Theme

MusicPlaylist
Ajude o blog com sua doação! Clique no botão abaixo para doar qualquer quantia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...