TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE      NO UPDATES DUE TO HEALTH ISSUES

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Maçonaria



Alguns historiadores afirmam provir a Maçonaria dos antigos mistérios pagãos religiosos do velho Egito e da antiga Grécia. Outros admitem que ela tenha se originado por ocasião da cons­trução do templo de Jerusalém, no reinado de Salomão, rei dos israelitas (1082-975 a.C), e apontam como fundador, Hiram Abif, suposta arquiteto do citado templo.

A maioria dos escritores maçons, porém, é de opinião que a Maçonaria deve sua origem e existência a uma confraria de pedreiros, criada por Numa, em 715 a.C, que viajava pela Europa e mais tarde construiu basílicas. Com o passar dos tempos, porém, essa sociedade perdeu o seu caráter primitivo e muitas pessoas estranhas à arquitetura nela foram admitidas.


A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. É uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si".

domingo, 30 de outubro de 2011

Oração Semanal


Pai,

Quanto ainda meu Espírito balança entre a luz e a escuridão!

Em momentos de felicidade, te agradecendo a tudo...

Em momentos de tristeza, te questionando o por quê...

Encontrando Jesus





"Diante, pois, do próximo, que se acerca do teu coração, cada dia, lembra-te sempre de que estás situado na Terra para aprender e auxiliar.” (Emmanuel, Fonte Viva, item 126, psicografia de Francisco C. Xavier.)

Caminha a humanidade, como um todo, em busca do Cristo. Em todos os quadrantes, observamos as criaturas procurando pelo Mestre, na expectativa de lograr sucesso na busca da paz e da felicidade. Raras delas, no entanto, seguem pela rota certa e pela direção correta que dá acesso ao Divino Amigo.

Hoje é o seu dia


Você se preparou para viver o dia de hoje?

As coisas mais importantes da vida somente são valorizadas depois que passam ou são perdidas.

A saúde, o sono, a razão, os fenômenos digestivos, os órgãos dos sentidos, os movimentos são tesouros colocados por Deus a seu serviço.

Portanto, cuidado com esses tesouros.

sábado, 29 de outubro de 2011

Segurando um ao outro





A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando-se, disse alto ao idoso paciente:

- Seu filho está aqui.

Com grande esforço, ele abriu os olhos e, a seguir, fechou-os outra vez. O jovem apertou a envelhecida mão e sentou-se ao lado da cama. Por toda a noite, ficou sentado ali, segurando a mão e sussurrando palavras de conforto ao velho homem.

Definitivo






Definitivo, como tudo o que é simples. 
Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. 

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.  Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

O Perdão




Quando é que se reconhece a grandeza do ser humano?
Não é quando ele dá esmola para o menino de rua,
quando para o carro em frente à faixa de pedestre
ou quando oferece carona num dia de chuva. 


Essas atitudes reforçam para nós mesmos
ideia de que, sim, somos gente fina. 
Mas é fácil ser gente fina reproduzindo atitudes padrão.
Difícil é ser grande diante do assombro,
diante do inesperado, diante do desconhecido.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Entendendo o Chacra Coronário - A Glândula Pineal


Uma análise sob a ótica médica e espírita desta glândula que regula desde o funcionamento harmônico do corpo ao processo mediúnico

No séc. XVII, Descartes ensinava que a glândula pineal ou epífise era a sede da alma. No entanto, até há pouco tempo, essa estrutura cerebral era considerada simplesmente um órgão vestigial, um resquício do fotorreceptor dorsal ou terceiro olho presente em certos vertebrados inferiores.

Conhecida das religiões orientais, ela era particularmente festejadas entre os hindus como um dos componentes dos chacras coronário, a flor de mil pétalas. Mas somente a partir de 1945, com o lançamento do livro Missionários da Luz, recebido pelo médium Chico Xavier, tivemos mais amplas revelações quanto às funções da pineal no complexo mente-corpo-espírito. Nele, o autor espiritual André Luiz, pseudônimo de respeitado médico e cientista do início do século XX, falecido no Rio de Janeiro, expressando-se mais na condição de repórter do que de pesquisador, explica as funções, até então desconhecidas, da pineal. "Não se trata de órgão morto, mas poderosa usina", esclarece. Essas e outras informações preciosas podem ser resumidas em cinco itens:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Orientalismo XI - Fundamentalismo Islâmico


Fundamentalismo islâmico é um termo de origem do islamismo ocidental utilizado para definir a ideologia política e religiosa fundamentalista que supostamente sustenta o islamismo; pragmaticamente de origem midiática, este termo definido no ocidente pelo senso comum, definindo o Islã como não apenas uma religião mas um sistema que também governa os imperativos políticos, econômicos, culturais e sociais do estado, quebrando o paradigma de estados laicos, comum nesta parte do planeta.

Um objetivo crucial do fundamentalismo islâmico, definido pelo ocidente é a tomada de controle do Estado por forma a implementar o sistema islamista, ou seja, que abrigue e coordene todos os aspectos sociais de uma sociedade através da sharia islâmica.

No seguimento dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, ocorridos nos Estados Unidos, o fundamentalismo islâmico e outros movimentos políticos inspirados por Bin Laden ganharam uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação ocidentais, originando-se daí esta definição. A mídia confunde muitas vezes o termo "fundamentalismo islâmico" com outros termos relacionados ao islamismo em geral; apesar das organizações e pessoas que os representam não serem mutualmente exclusivos, em termos mais estritos, cada termo tem uma definição distinta. O governo do presidente norte-americano George W. Bush declarou oficialmente um estado de guerra permanente contra tais ataques, denominado de "Guerra ao Terror" (em inglês: War on Terror).

O conceito de fundamentalismo islâmico designa a aspiração da instauração de um estado islâmico, a introdução da charia, ou a própria aplicação dela, do direito islâmico e ao seguimento das normas de Maomé e dos primeiros quatro Califas Sunitas, sem, no entanto, renunciar aos benefícios da técnica moderna. Inicialmente, o termo ocidental "fundamentalismo" foi rejeitado, mas hoje eles defendem-se a si próprios como fundamentalistas.

O termo "fundamentalista" (usuli) existe no islã há séculos; a palavra designa no sentido tradicional apenas os acadêmicos da ilm al-usul, a ciência que se dedica ao estudo do fiqh (direito islâmico).

O acadêmico Bernard Lewis caracterizou o termo como infeliz e enganador, uma vez que ele foi usado originariamente no cristianismo. Ali, ele designa normalmente as correntes protestantes que pretenderam reacender as fontes divinas da Bíblia, valorizando o texto bíblico face às hierarquias estabelecidas em seu nome (sobretudo Lutero), e proclamavam a sua infalibilidade. Lewis chama a atenção para o fato de no Islã não ter havido até agora alguém que manifestasse dúvidas na origem divina do Alcorão (com uma exceção famosa, ver Versos satânicos) e desde logo todo muçulmano, ou seja, seguidor do islamismo, de acordo com a definição estrita, é um fundamentalista.

Brilhe Vossa Luz


"Corre, incessantemente, o caudaloso rio da vida...

Iniciam-se viagens longas, embarca-se e desembarca-se, entre esperanças renovadas e prantos de despedida.

Viajores partem, viajores tornam.

Como é difícil atingir o porto da renovação!

A ajuda do Céu



 


Faze tua parte, que o céu te ajudará.

Depender da Providência. Entregar-se por completo à certeza de que o Alto preencherá as necessidades do servidor. Atitudes de quem confia na fé como instrumento de relação da criatura com o Criador.

Aconteceu com Teresa, aconteceu com Chico Xavier.

Em Calcutá, todos os dias a Instituição das Missionárias dá alimento para nove mil pessoas. Certa vez, uma das irmãs chegou até a madre e lhe disse:

- Senhora, nada temos. Absolutamente nada.

Teresa não teve palavras para dar alguma resposta. Duas horas depois, porém, por volta das nove da manhã, um caminhão carregado de pães parou na porta da casa. Naquele dia, as escolas da cidade estavam fechadas. Resolveram, então, despejar milhares de pães por cima dos muros. Foi essa doação espontânea que alimentou os pobres durante dois dias.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

No Rumo da Paz



Se você retirar a sombra de tristeza que lhe cobre o olhar, observará que o Sol e o Tempo renasceram, hoje, a fim de que você possa refazer-se e recomeçar.

Não se sabe de ninguém que houvesse conseguido a restauração ou o êxito em clima de desabafo.

O Máximo no Mínimo



A cada giro da Terra sobre si mesmo, a vida humana surge diferente.

Aos clarões de cada alvorecer, raios solares sazonam no campo das consciências largas sementeiras de ideias novas.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Se





Se alguém pretende magoá-lo, e você não aceita a ofensa, ele não o conseguirá, por mais o tente.

Se outrem enunciou cruel calúnia para desmoralizá-lo, e ele mente, como é óbvio, você prosseguirá como antes.

Se alguma pessoa de temperamento áspero não simpatiza com você, e a sua é uma atitude de compreensão, de forma alguma você será afetado pelas suas vibrações negativas.

Se um amigo de largo tempo desertou da sua companhia, acusando-o injustamente, e você se encontra com a consciência tranquila, não prosseguirá a sós.

Lendas Celtas Irlandesas VI - A História de Etain


Etain no Mundo das Fadas

Midir (ou Miled), o Orgulhoso, filho de Dagda, era o príncipe da Terra da Juventude, e estava casado com Fuamnach, uma mulher bela mas muito ciumenta.

Conta a história que um dia ele levou ao seu castelo outra esposa, uma mulher de beleza e graça incomparáveis chamada Etain, e que, como era de se esperar, Fuamnach ficou possuída pelo ciúme, sendo que a converteu em uma mariposa e convocou uma tempestade que a levou pelos ares durante aproximadamente 7 anos.

Finalmente, um tufão a deixou no palácio encantado de Angus, ele foi incapaz de desfazer o feitiço, mas lhe construiu uma casinha ensolarada, rodeada pelas mais exóticas flores e, no segredo da noite, Angus podia devolvê-la a sua forma humana e, assim, desfrutava de seu amor.

Maledicência




O Algodão do silêncio é um dos melhores recursos para asfixiar a maledicência e fazer calar acusações indébitas.

Espinho cruel a ferir indistintamente é a palavra de quem acusa; cáustico e corrosivo é o verbo na boca de quem relaciona defeitos; veneno perigoso é a expressão condenatória a vibrar nos lábios de quem malsina; lama pútrida, trescalando fétido, é a vibração sonora no aparelho vocal de quem censura; borralho escuro, ocultando a verdade, é a maledicência destrutiva.

A maledicência é cultura de inutilidade em solo apodrecido. Maldizer significa destruir.

A verdade é como claro sol. A maledicência é nuvem escura. No entanto, é invariável a vitória da luz sobre a treva.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cinemagraph, uma técnica surpreendente




Jamie Beck, uma fotógrafa novaiorquina, desenvolveu uma técnica misturando filme com fotografia, criando, com a ajuda do webdesigner Kevin Burg, um efeito impressionante em imagens em formato GIF.

Batizadas de "cinemagraphs", as fotos possuem qualidade excelente, com detalhes fascinantes, lembrando os efeitos vistos na série Harry Porter - fotografias com movimentos.

Ação da Prece





Você é o lavrador.
O outro é o campo.
Você planta.
O outro produz.
Você é o celeiro.
O outro é o cliente.
Você fornece.
O outro adquire.

Salmo da Felicidade



Minha felicidade é ser de Deus e viver para ele,
sentindo seu amor e nele encontrando a paz.

Pois ele me socorre quando me sinto fraco
e em seu poder repousa e confia meu coração.

Ele é força e salvação, vida e segurança,
escuta minhas preces e abençoa meus irmãos.

Antes que eu nascesse, já lhe pertencia.
Agora, me acompanha porque me ama e sou seu.

Você é feliz?





"As pessoas não conhecem a própria felicidade, mas a dos outros não lhes escapa nunca." - PIERRE DANINOS

Todos estão à procura da felicidade. Ninguém diria em sã consciência que não deseja ser feliz. Ricos e pobres, homens e mulheres, crianças e adultos, doentes e sãos, religiosos e ateus, enfim, todos querem a tal felicidade. Daí por que todos a procuram, nos mais variados lugares e das mais diferentes formas. Mas, se a procura é grande, nem sempre o encontro ocorre.

Para muitos, a conquista da felicidade está associada à aquisição de bens materiais. Pensam, por exemplo, que serão felizes quando comprarem aquele carro importado, aquela casa na praia ou quando ganharem grande fortuna na loteria. E, por vezes, chegam até ao intento sonhado, mas, a despeito da riqueza, continuam infelizes, sentem um enorme vazio existencial. A fortuna alcançada só aumentou a carga de sofrimentos daquela pessoa, com o acréscimo das preocupações que antes não a visitavam.

domingo, 23 de outubro de 2011

Assim falou Jesus




Ensinou o Mentor Divino:
"não condeneis e não sereis condenados".
Não critique o próximo,
para que o próximo não critique a você.

Falou Jesus:
"quem se proponha conservar a própria vida, perdê-la-á".
Quando o arado descansa, além do tempo justo,
encontra a ferrugem que o desgasta.

Disse o Mestre: "não vale para o homem ganhar o mundo inteiro,
se perder sua alma".
A criatura faminta de posses e riquezas materiais,
sem trabalho e sem proveito, assemelha-se, de algum modo,
a pulga que desejasse reter um cão para si só.

Alexandre, O Grande e o sábio indiano


A poderosa figura de Alexandre, o Grande pertence ao reduzido grupo de homens que definiram o curso da história humana e tornou-se uma das personalidades mais fascinantes da civilização ocidental. 

Responsável pela construção de um dos maiores impérios que já existiu, possuía grande inteligência e gênio estratégico que o tornaram uma verdadeira lenda.

Orientalismo X - Islamismo


O Islão ou Islã (do árabe الإسلام, transl. al-Islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo.

Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.[1]


Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islã já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o Islã atingiu a Anatólia, os Balcãs e a África subsaariana. Recentes movimentos migratórios de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios.[2]

A mensagem do Islã caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.

O Islã é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, em teoria, alheia ao Islã.

sábado, 22 de outubro de 2011

Mensagem carinhosa ao amigo



Serás meu amigo quando sorrires comigo. Para que eu seja teu amigo, deverei chorar contigo tuas lágrimas.

Provarás tua amizade, vindo ao meu encontro. Eu provarei ser teu amigo não deixando haver o desencontro.

Agradecerei tuas palavras quando estas aplaudirem os meus acertos. Tu bendirás as minhas palavras quando eu te censurar os erros e faltas, te apontando o caminho reto.

Tua Hora de Humildade


Se ainda te observas distante de viver a humildade continuamente em todas as horas do dia, podes vivê-la uma hora diária pelo menos...

Traça o teu programa diário de humildade iniciante.

Escolhe uma hora dentre as horas de cada dia a fim de aperfeiçoares os próprios sentimentos, exercitando a maior conquista do espírito - a humildade.

Que nessa hora te despreocupes da pressa, da convenção, do calculismo, das inquietações contumazes e de ti mesmo, para que te adestres no sacrifício, na indulgência desinteressada, na solicitude fraterna e na cooperação espontânea.

Será essa a tua hora de procurar o último lugar, a hora de te apagares para que se eleve o brilho dos outros...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A arte de cultivar virtudes



Um avô e seu neto caminhando pelo quintal, ora se agachando aqui, ora ali, em animada conversação, não é cena muito comum nos dias atuais.

O garoto, de 4 anos de idade, aprendia a cultivar e a cuidar das plantas com o exemplo do seu avô, que tinha tempo para o netinho, sempre que este o visitava.

Era por isso que o pequeno Nícolas acariciava as mudinhas que havia plantado e dizia: Quem planta colhe, né, vovô?

Mas o avô não é habilidoso apenas no cultivo de plantas, é hábil também na arte de cultivar virtudes.

Entre uma conversa e outra, entre a carícia numa flor e uma erva daninha que arrancava, ele ia cultivando virtudes naquele coração infantil.

Ia ensinando que, para obter frutos saborosos e flores perfumadas, é preciso cuidado, dedicação, atenção e conhecimento.

E que, acima de tudo, é preciso semear, pois sem semeadura não há colheita.

O cuidado do pequeno Nícolas pelas plantas era fruto do ensinamento que recebeu desde pequenino, pois nem sempre foi assim.

Vida a Dois


É possível encontrar na Terra um casal perfeito?

Um par feliz, em que cada um, com as suas possibilidades, complete o outro sem exigências, sem ferir e magoar?

Podemos dizer que um casamento perfeito pressupõe a união de duas pessoas perfeitas. Porém, isso é impossível aqui em nosso mundo, ainda tão atrasado espiritualmente.

No entanto, não obstante os defeitos que ainda predominam em nossa sociedade, sabemos de casais que vivem muito bem e gozam de uma relativa felicidade, já que a felicidade total só conheceremos em outro Mundo, conforme nos disse o Cristo.

Esses casais felizes são pessoas comuns que lutam com dificuldades profissionais, familiares, e até mesmo íntimas, porém, possuem o firme propósito de alcançarem a paz junto ao cônjuge e com as pessoas que os rodeiam.

Então, é possível encontrar a harmonia no casamento ?

Sim. É possível.

Raio de Luz


Todas as noites, antes de fazer os filhos adormecerem, um pai muito carinhoso conversava com eles, enquanto lhes afagava os cabelos anelados.

Diariamente, escolhia um assunto que encontrava no Evangelho ou em algum acontecimento do cotidiano.

Naquela noite sem luar, quando as nuvens encobriam as estrelas, ele arranjou uma forma diferente de chamar a atenção das crianças.

Males e Remédios



Photobucket

Inconformação diante dos sofrimentos?


Olhe em derredor e reconhecerá legiões de pessoas que sofrem muito mais sem as suas possibilidades de reconforto.


Desentendimento em família?


Oriente as crianças de casa e respeite os adultos, deixando a eles a faculdade de se decidirem quanto as próprias realizações, qual acontece no mundo íntimo de cada um de nós.


Algum erro cometido?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Amparo Recíproco







Reforma íntima: duas palavras que enfeixam numerosos apelos à sublimação espiritual.

Não te enganes, porém.

Em nos referindo a esse imperativo da vida, coloquemo-nos todos na órbita de semelhante necessidade.

Não te julgues intangível.

Se ainda não sofreste o assédio dessa ou daquela tentação, é possível que o teu dia de luta, nesse sentido, aparecerá mais depressa do que pensas.

Lendas Celtas Irlandesas V




Lug se prepara para a batalha contra os fomorianos


O Dagda possuía uma casa em Glen Edin, no norte, e ele a arrumou para encontrar uma mulher em Glen Edin em um ano, próximo da batalha de Todos os Santos. O Unshin de Connacht rugia na direção sul.

Ele viu a mulher no Unshin em Corann se banhando, com um de seus pés em Allod Echae (isto é, Aghanagh) sul da água, e o outro em Lisconny, norte da água. Haviam nove cachos desprendidos em sua cabeça. O Dagda falou com ela, e eles se uniram. "A Cama do Casal" foi o nome desse lugar daí por diante (a mulher mencionada aqui era Morrigan).

Então ela disse ao Dagda que os Fomorianos desembarcariam em Mag Ceidne, e que ele deveria reunir os aes dana da Irlanda para encontrá-la no Vau de Unshin, e ela iria para dentro de Scetne para destruir Indech mac De Domnann, o rei dos Fomorianos, e lhe tiraria o sangue do coração e a disposição de sua coragem. Mais tarde, ela deu dois punhados desse sangue para as hostes que estavam esperando no Vau de Unshin. Seu nome se tornou "O Vau da Destruição", por causa da destruição do rei.

Assim os aes dana fizeram, e eles cantaram feitiços contra as hostes dos Fomorianos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Prece à Infinita Misericórdia






Senhor, sejam para o Teu coração misericordioso


todas as nossas alegrias, esperanças e aspirações.


Ensina-nos a executar Teus propósitos desconhecidos,


abre-nos as portas de ouro das oportunidades do serviço


e ajuda-nos a compreender a Tua vontade!...


Seja o nosso trabalho a oficina sagrada de bênçãos infinitas,


converte-nos as dificuldades em estímulos santos,


transforma os obstáculos da senda em renovadas lições...

O Espelho de Gandhi



Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores
que destroem os seres humanos.

Ele respondeu:

A Política, sem princípios;

O Prazer, sem compromisso;

A Riqueza, sem trabalho;

A Sabedoria, sem caráter;

Os negócios, sem moral;

A Ciência, sem humanidade;

A Oração, sem caridade.

Sinais de Deus



Conta-se que um velho árabe analfabeto orava toda noite com tanto fervor e com tanto carinho que, certa vez, o rico chefe de uma grande caravana chamou-o e lhe perguntou:

Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, se nem ao menos sabes ler?

O crente fiel respondeu:

Grande senhor, conheço a existência de nosso Pai Celeste pelos sinais dEle.

Como assim? - Indagou o chefe, admirado.

O servo humilde explicou:

Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

Ingredientes do Êxito


O êxito espera por você tanto quanto vem exaltando
quantos lhe alcançaram as diretrizes.

Largue qualquer sombra do passado ao chão do tempo,
qual a árvore que lança de si as folhas mortas.

Não se detenha, diante da oportunidade de servir.

Mobilize o pensamento para criar vida nova.

Melhore os próprios conhecimentos, estudando sempre.

Saliente qualidades e esqueça defeitos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Respostas de Deus





Eis algumas das respostas de Deus, nos fundamentos da vida, através da Misericórdia Perfeita:


o bem ao mal;
o amor ao ódio;
luz às trevas;
equilíbrio à perturbação;
socorro à necessidade;
trabalho à inércia;
alegria à tristeza;
esquecimento às ofensas;
coragem ao desânimo;
fé à descrença;
paz à discórdia;
renovação ao desgaste;
esperança ao desalento;

Defenda-se


Acontece todos os dias...

Rir de uma piada obscena, porém engraçada, ler ou comentar o último escândalo dessa ou daquela celebridade, deixar-se seduzir por sugestões sexuais as mais variadas, abastecendo a imaginação com o farto material disponibilizado pela mídia na atualidade... quem pode dizer-se, hoje, acima tais ocorrências?

É impossível não envolver-se, mesmo de forma suave, nesse turbilhão vibracional que marca indelevelmente os dias terrenos e que, pela sua força e ousadia, deixará sinais para sempre em todos nós, encarnados e desencarnados.

Nunca foi tão fácil fazer-se tudo o que se quer!...

Orientalismo IX - Judaísmo


O Judaísmo é uma crença monoteísta que se apóia em três pilares: na Torá, nas Boas Ações e na Adoração. Por ser uma religião que supervaloriza a moralidade, grande parte de seus preceitos baseia-se na recomendação de costumes e comportamentos "retos".

O Deus apresentado pelo Judaísmo é uma entidade viva, vibrante, transcendente, onipotente e justa. Entre os homens, por sua vez, existem laços fraternos, e o dever do ser humano consiste em "praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente nas sendas divinas".

A prática da religião está presente no dia-a-dia do judeu. Ela se estende até sua alimentação, que deve ser kosher, ou seja, livre de comidas impuras (certas carnes, como a suína, entre outras substâncias, não são permitidas). Outro hábito arraigado é a observação do Shabat, o dia do descanso, que se estende do pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado, e que é celebrado com rezas, leituras e liturgias na Sinagoga, o templo judaico.

Em essência, o Judaísmo ensina que a vida é uma dádiva de Deus e, por isso, devemos nos esforçar para fazer dela o melhor possível, usando todos os talentos que o Criador nos concedeu.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Luz em Nossas Vidas






Foi um sonho, há muito tempo acalentado, esse de o homem poder viver num ambiente iluminado.

Em 1828, Thomas Alva Edison conseguiu, pela primeira vez, a lâmpada elétrica de filamento.

A partir desse momento, tudo se modificou na sociedade. Cinquenta anos depois, Joseph Swan patenteou a lâmpada incandescente, que passou a ser industrializada.

É inconcebível hoje, para nossa mentalidade, um mundo sem luz elétrica. Ficamos a pensar no que seria uma casa iluminada por tochas, por candelabros, por velas.

Pode ser muito romântico um jantar à luz de velas. Contudo, viver uma vida inteira tendo que ler, fazer os serviços domésticos, tratar de doentes, costurar utilizando-se de velas, de tochas, de lampiões, de lamparinas... Inconcebível!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...