terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lendas Celtas Irlandesas VI - A História de Etain


Etain no Mundo das Fadas

Midir (ou Miled), o Orgulhoso, filho de Dagda, era o príncipe da Terra da Juventude, e estava casado com Fuamnach, uma mulher bela mas muito ciumenta.

Conta a história que um dia ele levou ao seu castelo outra esposa, uma mulher de beleza e graça incomparáveis chamada Etain, e que, como era de se esperar, Fuamnach ficou possuída pelo ciúme, sendo que a converteu em uma mariposa e convocou uma tempestade que a levou pelos ares durante aproximadamente 7 anos.

Finalmente, um tufão a deixou no palácio encantado de Angus, ele foi incapaz de desfazer o feitiço, mas lhe construiu uma casinha ensolarada, rodeada pelas mais exóticas flores e, no segredo da noite, Angus podia devolvê-la a sua forma humana e, assim, desfrutava de seu amor.

Com o correr do tempo, Fuamnach descobriu seu refúgio e voltou a convocar a tempestade mágica que, desta vez, a levou para o palácio de Etar, um chefe de Ulster.

A mariposa Etain caiu na taça da mulher de Etar, justo quando essa estava bebendo, entrou por sua boca e se alojou em seu útero, e foi assim que a mulher de Etar concebeu, e deu à luz uma menina aparentemente mortal.



A Guerra por Etain

Etain, tida por todos como filha do soberano Etar, cresceu com uma beleza invejável, e muitos a cortejavam, embora ela não entregasse seu coração a ninguém, até que Eochy, rei da Irlanda, que andava buscando uma boa mulher para casar-se, se apaixonou por ela logo depois de vê-la.

Ela aceitou sua corte e se casaram, passando muitos anos juntos; mas ocorreu que Eochy tinha um irmão chamado Ailill, e sucedeu pois que Ailill caiu enfermo e ninguém sabia a causa de seu mal.

Passado algum tempo ele confessou a Etain que a causa era seu amor por ela, e a convenceu de que se não chegassem a consumar esse amor, ele morreria. Etain, com pena de que tão belo jovem morresse por sua causa, marca um encontro com Ailill para amarem-se, mas este não chega ao encontro.

Quem chega é Midir, o Orgulhoso, que lhe disse que ele havia enfeitiçado Ailill para poder encontrar-se nesse lugar com ela e lhe pede que se vá com ele a Terra da Juventude, pois Fuamnach já havia morrido.

Etain não entendeu nada, assim Midir teve que lhe explicar todo seu passado. Etain se convenceu de que tudo que ele lhe dizia era verdade e pouco depois se foram os dois esposos imortais.

Eochy se enraiveceu muito ao saber da fuga de sua esposa, e foi a um famoso druida que lhe informou quem a havia levado e onde estava seu palácio, então Eochy e seu exército foram buscá-la na Terra da Juventude e encontraram forte resistência por parte da gente de Midir, que, ao final, ficaram encurralados, e Midir teve que ceder e disse a Eochy que a entregaria.

Entretanto, Midir preparou um estratagema para enganar Eochy e ficar com Etain, sendo que, ante os olhos de Eochy desfilaram 50 donzelas tão igualmente belas como Etain e Midir disse-lhe: "escolhe a tua verdadeira esposa".

Eochy se viu numa difícil situação, pois todas elas eram tão belas quanto Etain, e ele não podia identificar sua verdadeira esposa... se diz que Etain lhe fez um sinal e só assim ele pode acertar na escolha. Etain então voltou a viver com Eochy e lhe deu uma filha, a quem também chamaram Etain.













LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...